sexta-feira, 18 de março de 2016

Quero me livrar dessa situação precária




























Assessoria do Palácio do Planalto informou na noite desta quarta-feira (16) que o termo de posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil foi entregue a ele à tarde pelo subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Roberto Messias.


O termo de posse do ex-presidente chamou atenção por vários aspectos, no mínimo peculiares, em sua estrutura. O termo apresenta inúmeros impasses, desde a ausência de sinais de validação, como o timbre da Presidência da República, sem assinatura da Presidente, inexistência de data cronológica, falta de identificação da autoridade empossada no campo da assinatura, não obstante   o trâmite formal não foi respeitado, feito que o termo de empossamento foi encaminhado anteriormente a publicação no Diário Oficial da União – DOU.  (Fonte: G1)


Blogs Discentes

Link da Imagem

Blogs anteriores que se relacionam com a temática do blog O Tabularium:


O blog Futebol e Diplomática trata de forma dinâmica, a vasta produção documental que surge no desempenho das atividades dentro do cenário relacionado ao futebol. No decorrer do semestre, o desenvolvimento do blog se voltou a falsificação dos produtos existentes neste cenário, como a prova da autenticidade em camisas de times de futebol. No qual, é de extrema importância pois sua finalidade é identificar os jogadores trazendo informações necessárias para o contexto nele inserido. O suporte é não convencional, e o objetivo do blog era abrir os olhos daqueles que são enganados pela pirataria, com a disciplina Diplomática e Tipologia Documental, isso foi possível. Já O Tabularium é mais amplo em seu objetivo, pois não focará apenas no futebol, mas em marcas famosas pirateadas, isto é, filmes, roupas de grife. Pois sabemos que, hoje em dia, somos enganados pelo mercado pirata, pode-se dizer, em grande parte de nossas compras. Nosso blog irá trazer a tona todo esse mercado pirata, que tanto se expande e voltando ao blog discente anterior, Futebol e Diplomática, a navegação foi tranquila e o blog muito bem elaborado. Para assimilar o conteúdo foi transparente, pois o blog é bastante objetivo. Se relaciona com O Tabularium na ideia da falsificação, e vai ser importante para a contribuição do nosso blog, pois a ideia é a mesma, embora o conteúdo seja focado em outra tipologia. 

O blog Mais do que Meros Detalhes trata-se da análise da falsificação de documentos dentro das empresas, as repreensões e efeitos na área da arquivística, incluindo casos que estão na mídia e outros temas pertinentes, o blog teve como integrantes os alunos: Alex Chaves Vitor, Artur Fabiano (TR), Rosamaria Gonçalves de Mello, Tamara Rodrigues (líder) e Tatiana Oliveira Correia Valença no segundo semestre de dois mil e nove (2/2009). A contribuição do blog Mais do que Meros Detalhes será essencial no auxílio da elaboração do nosso blog O Tabularium pois trata de falsificações assim como iremos tratar de produtos pirateados/falsificados, fazendo uma análise entre a falsificação e a veracidade, o blog tem uma linguagem modesta de fácil compreensão e navegação desejada.


O blog Arquivos Alcoólicos tem como finalidade relacionar conceitos da Diplomática com o mundo das bebidas e teve como integrantes os alunos: Aluãny Carvalho, Lauany Fernandes, Lucas Augusto e Maria Mariana no primeiro semestre de dois mil e quinze (1/2015). A intenção do grupo foi utilizar as bebidas alcoólicas como objeto de estudo da disciplina Diplomática e Tipologia Documental utilizando rótulos, garrafas, denominação do produto, marcas comercial e diversas objetos de estudo, comparando ao que nos foi proposto o blog Arquivos Alcoólicos tem um tema semelhante ao que iremos apresentar. O blog tem uma ótima linguagem, sendo inteligível aos que acessam e uma navegação desejada em poucos minutos de acesso. O blog poderá nos auxiliar nos aspectos de pesquisa por se tratar relativamente do mesmo tema abordado pelo blog O Tabularium.

terça-feira, 15 de março de 2016

Qual é a notícia?

Bom dia, a notícia do dia é:



Reportagem publicada dia 07 de março de 2016 às 09h06m.


Lista dos filmes mais pirateados da semana. (07/03/2016)

(Fonte: Cena Kung fu Panda 3)
 Cena Kung fu Panda 3
Toda semana o site Norte Americano TorrentFreak publica os filmes mais pirateados ao longo da semana, para balanço dessa pesquisa o site faz uso da rede BitTorrent um dos programas mais usados na atualidade. A lista é elaborada para fins de informação, não compactuando para o uso da pirataria. Nesta semana o campeão da pirataria foi filme Kung fu Panda 3, ficando na segunda colocação o filme Deadpool que semana passada ficou em primeiro lugar e, por fim o terceiro colocado do ranking da ilegalidade: Os oito odiados. Vejam a seguir o ranking dos dez filmes mais pirateados pelo mundo: 

10º - Policial em apuros; 
09º - Creed: Nascido para lutar;
08º - 007 contra Spectre;
07º - Deuses do Egito;
06º - Victor Frankenstein;
05º - O Regresso;
04º - A grande aposta;
03º - Os oito odiados;
02º - Deadpool; e 

01º - Kung fu Panda 3.


E aí, o DVD é pirata ou autêntico? Como descobrir?

A seguir veremos algumas formas de identificação dos filmes piratas, tendo relação entre a estrutura e a autenticidade   da disciplina Diplomática Arquivística.


1º) Descubra quantas versões foram oficialmente lançadas, os extras do filme e para quais regiões o filme foi codificado. Isto permitirá que encontremos um DVD falso facilmente quando estivermos comprando;

2º) O design da capa deve ser igual ao das cópias vendidas por lojas confiáveis. Mas, para garantir, compare com um DVD da mesma região. Por exemplo, um DVD original do filme Rei Leão, da Disney, provavelmente terá apenas uma mídia física. No entanto, as versões americanas ou europeias provavelmente terão dois DVDs, se o filme veio em apenas um disco, isso não garante que a versão é pirata (procure pelo holograma da Disney);


3º) 
Variações no design da capa devem levantar suspeitas, pois ela foi possivelmente impressa para cópias pirateadas. Se detectarmos palavras escritas de forma equivocada, então não há mais nenhuma dúvida;

4º)
 Outra coisa que devemos estar atentos é a qualidade da impressão, imagens arenosas, papel machê e cores desbotadas são indicativos de que a capa foi fotocopiada;

5º)
 O Código Universal do Produto, na parte traseira da caixinha do DVD, deve ser preto apenas e se estiver com outras cores por cima do preto ou por cima do código, ou se as linhas do CUP não puderem ser distinguidas por causa da imagem do código de barras sendo reprocessada através de cópias, o produto provavelmente é pirata; e

6º)
 A embalagem plastificada e a ausência de selos de segurança também devem levantar suspeitas.



Como podemos ver, são vários os processos para identificarmos se um DVD é pirata ou autêntico, e não é só isso, são inúmeros os processos que os especialistas usam para a identificação! Legal, não é? 







sábado, 12 de março de 2016

O Tabularium

PONTO DE PARTIDA!




Imagem Pirata
Imagem Pirata






Seja bem vindo ao blog O Tabularium, nosso blog tem como finalidade analisar marcas famosas pirateadas pelo mundo, ou seja, materiais que não contem a licença para a comercialização. 












"Venha conhecer o mundo da Diplomática e tipologia com o grupo O Tabularium."